Sociedade

Pandemia trouxe mais autocaravanistas ao Algarve e RTA sensibiliza-os para espaços oficiais

Foto|Arquivo
Foto|Arquivo  
A Região de Turismo do Algarve (RTA) acaba de lançar uma campanha de sensibilização dirigida aos autocaravanistas que procuram o destino para férias, "orientando a extraordinária procura internacional que o autocaravanismo vem gerando na região para a Rede de Acolhimento ao Autocaravanismo na Região do Algarve (RAARA), promovendo a fruição dessas infraestruturas para a prática legal desta modalidade turística".

Comunicado da RTA avança que sob o mote «Faz a melhor escolha», a campanha desafia os autocaravanistas a pernoitarem numa das 35 unidades aderentes da rede que cumprem a legislação aplicável em vigor para o autocaravanismo e "onde oferecem todas as condições de conforto e de segurança, providenciando água, eletricidade, despojos, wi-fi, entre outros serviços". O objetivo é desincentivar a permanência de autocaravanas em espaços informais.
 
«No Algarve há uma rede de espaços de acolhimento oferecidos ao autocaravanista que permitem usufruir das principais atrações do destino em conformidade com a legislação em vigor. Esta é, nos últimos anos, uma modalidade com procura crescente em toda a Europa, que a pandemia tornou ainda mais evidente», afirma o presidente da RTA, João Fernandes.
 
«A pernoita em locais como estacionamentos de serviço às praias, falésias, dunas e pinhais coloca sérios problemas em matéria de higiene e de saúde pública, altera o delicado equilíbrio ambiental de locais classificados e constitui um risco de segurança desnecessário para os autocaravanistas. Esta campanha desafia-os precisamente a fazer a melhor escolha, que será sempre a eleição de um dos Parques de Campismo e de Caravanismo, Parques de Campismo Rural ou Áreas de Serviço para Autocaravanas que integram a RAARA», conclui o responsável pelo turismo algarvio.
 
A RTA lembra que a permanência e pernoita fora destes locais constitui uma infração e está sujeita à atuação das autoridades fiscalizadoras. As unidades que integram a RAARA são espaços licenciados que cumprem a legislação aplicável em vigor e estão devidamente identificadas no sítio da Internet https://autocaravanalgarve.com.