O terceiro trimestre já é curto e ansioso para os alunos que têm pouco mais de 32 dias de aulas até ao final do ano letivo.
Este ano, um dia extra será concedido e, quem sabe uma oportunidade de estudo para quem vai a exame em pouco mais de um mês!
Para os pais que não trabalham na função pública é “mais uma dor de cabeça” ocupar os filhos.
Tudo isto porque no dia 12 de maio as escolas vão estar encerradas na sequência da tolerância de ponto concedida pelo Governo.
A tolerância de ponto justifica-se pela visita do Papa Francisco a Portugal que terá lugar nos dias 12 e 13 de maio.
De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), “as escolas estão a preparar-se para não abrir no dia 12, como é habitual quando é dada tolerância de ponto à Função Pública”.
O mesmo dirigente sublinhou que, “num período letivo que já é tão curto, um dia a menos é um constrangimento, mas os professores vão ultrapassá-lo."
O dirigente escolar frisou que os alunos do 9.º ano e do 12.º ano, que realizam exames, têm apenas 32 dias de aulas no terceiro período este ano.
Na mesma intervenção, Filinto Lima não pôs em causa a tolerância concedida por ocasião da visita do Papa, mas aproveitou para “lembrar que os diretores têm defendido que seria mais equilibrado o calendário escolar estar dividido por semestres, em vez de seguir as festas religiosas, como o Natal e a Páscoa”.
Algarve Primeiro