Família

Para ajudar os filhos, pais têm de ter uma visão mais alargada da vida

 
Nunca ninguém disse que ser pai ou mãe é uma tarefa fácil, ainda assim, é importante ter em atenção que, a parentalidade será tão melhor sucedida quanto os seus intervenientes estiverem dispostos a aprender e a estarem atentos à realidade, ás mudanças sociais e às exigências de cada tempo.

Os filhos de hoje são muito diferentes dos das décadas passadas, os perigos são outros, os desafios também são novos e a educação tem de conhecer novos contornos para poder dar resposta a essas exigências. Se no passado as crianças brincavam na rua, hoje estão mais fechadas em casa e ligadas aos ecrãs. Com isso, os pais precisam de ter uma formação diferente para poderem ajudar os filhos a se libertarem de muitos perigos a que estão sujeitos mesmo sem sair das quatro paredes. Ao mesmo tempo, o conceito de família mudou, a vida social mudou e os pais também mudaram. Os pais também se envolveram nos ecrãs quando têm de ser um exemplo para os filhos e para os ensinarem os perigos e a gerir melhor essa funcionalidade nas nossas vidas.
 
Existem muitos especialistas que podem ajudar os pais a desempenhar melhor a sua função, tal como existe muita bibliografia disponível, é preciso é querer aprender, é fundamental ter em conta que, ser pai e mãe é ter de se manter atualizado para poder estar à frente dos filhos e os poder ajudar e ensinar.
 
Um pai que teve uma má relação com a escola no seu tempo, terá de se libertar disso e facilitar a tarefa do filho, o mesmo se passa com os desportos e demais atividades. Os pais têm de aprender para saberem mais que os filhos, sob pena de perderem a autoridade e o controle sobre a sua educação.
 
É muito importante ter este ponto em linha de consideração para praticamente tudo na vida, pois além de facilitar a tarefa dos pais e educadores, acaba por conduzir melhor a educação dos mais novos. O tempo que se dedica às redes sociais, pode ser ocupado para pesquisar segredos para educar melhor, estratégias para ser melhor pai e mãe, para ler um bom livro antes de deitar, pois para além de facilitar essa tarefa, é muito útil em termos de conhecimento geral.
 
É caso para dizer que temos de ter a ambição de sermos bons profissionais, uma boa família e acima de tudo, bons pais. Se tivermos esta consciência, certamente que vamos ter esse foco e muitos melhores resultados. Pode aproveitar para analisar aquilo em que sente mais dificuldade na relação com o seu filho e jamais partir do princípio de que no seu tempo também era assim e fez a mesma coisa. O pensamento tem de ser “como é que eu posso ajudar o meu filho a resolver este problema”. Depois, é imperioso ter em conta que, todas as perguntas do seu filho precisam de uma resposta, nem que seja um “não sei, mas vou tentar saber para te dizer”, sob pena de o estarmos a educar para a dúvida e não para a procura do conhecimento. Não há cursos para pais, mas há a ambição de querer aprender para evoluir e para sermos melhores pais pois só assim lhes podemos exigir que sejam melhores do que nós. O desafio está lançado e comece por fazer este exercício que lhe servirá de base para tudo. Como lida com as tecnologias na sua vida? Como espera que o seu filho lide se ele o imita? Seja um bom exemplo para si mesmo, seja um bom exemplo para o seu filho, aproveite a oportunidade de ser pai ou mãe para crescer interiormente, para saber mais, para aceitar novos desafios e ser uma pessoa melhor.
 
Fátima Fernandes