Política

Para o novo mandato, Rosa Palma fala em continuidade e reconhecimento do trabalho realizado em Silves

Foto|D.R (Rosa Palma - Presidente da Câmara Municipal de Silves)
Foto|D.R (Rosa Palma - Presidente da Câmara Municipal de Silves)  
As eleições autárquicas em Silves ditaram a continuidade de Rosa Palma como presidente da Câmara Municipal. Prestes a iniciar o seu terceiro mandato, com a tomada de posse agendada para 18 de outubro às 18:00, no Salão Nobre do Paços do Concelho, a autarca falou ao Algarve Primeiro, sobre o que pretende fazer nos próximos quatro anos.

Esta reeleição tem como mote «dar continuidade ao trabalho», havendo, «vários projetos em carteira, outros em curso e outros por contratar, que são fundamentais para o desenvolvimento do concelho». No âmbito geral, disse que a continuidade passa por «indo respondendo àquilo que são as necessidades da população, nas várias áreas da intervenção municipal, por exemplo, no abastecimento de água, na rede viária, na reabilitação do espaço público, na construção de escolas, na reabilitação e valorização do património, na melhoria constante da prestação do serviço público, no combate às alterações climáticas, na digitalização dos procedimentos – com inovação e ambição presentes.» 
 
Referiu o Geoparque Algarvensis e a Pedra do Valado (projeto do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve), como projetos que, «são inovadores e intermunicipais, com forte impacto no desenvolvimento do concelho. O Geoparque Algarvensis representa o Algarve. Constitui-se como o Geoparque mais a sudoeste da Europa. A Pedra do Valado promove a sustentabilidade dos ecossistemas, salvaguardando o futuro da pesca artesanal. No imediato prosseguimos com uma forte intervenção na rede de águas e saneamento, dando combate firme às perdas de água, expandindo, consolidando e modernizando os sistemas, encontrando-se o município em condições de acesso à chamada “bazuca” no âmbito do Plano Regional de Recursos Hídricos. A água é um bem essencial, é um bem que temos de preservar. O aperfeiçoamento do sistema de higiene pública e recolha de resíduos é uma tarefa constante por parte da autarquia. A dimensão do concelho de Silves e as suas características – um concelho que vai da serra ao mar -, obriga-nos a cuidados extremos na escolha das prioridades e na alocação dos recursos. Naturalmente, nem tudo é exequível no curto prazo». 
 
Rosa Palma frisou que «todas as nossas políticas são políticas que vão ao encontro de uma sustentabilidade económica e social.» Daqui a quatro anos, a edil gostaria de ver o Geoparque Algarvensis reconhecido com o selo da Unesco e a Pedra do Valado como área marinha protegida de interesse comunitário por parte da administração central. «É importante que sintamos orgulho na defesa e preservação daquilo que é nosso.»
 
Agradece a confiança na reeleição com maioria absoluta, deixando a nota: «Roma não se fez num dia. Sei que por vezes a população é exigente, e nós gostamos que o seja, porque torna desafiante o trabalho autárquico. Desejamos que a população participe na coisa pública, nomeadamente nas reuniões da Câmara Municipal, na Assembleia Municipal ou nas Assembleias de Freguesia. Por vezes são apresentados problemas que não requerem muito, apenas uma atenção especial e o encaminhamento devido. É preferível o contacto direto com os responsáveis do que o recurso fácil às redes sociais, que em nada ajuda à resolução civilizada e saudável dos problemas.»
 
A 26 de setembro de 2021, venceu as eleições autárquicas, para mais um mandato à frente da Câmara  Municipal de  Silves, o terceiro consecutivo, com 43.07%,  (PCP/PEV)  contra  23.20%  do  PPD/PSD.