Uma parceria privada entre a Arandis Editora e a Algarexperience, empresa de Actividades Marítimo Turísticas do Algarve, permitiu a criação de um original e inédito guia de Praias do Algarve, dedicado às praias dos concelhos de Albufeira, Silves e Lagoa.
Com o título em português de "Guia das Praias do Algarve – Albufeira . Silves . Lagoa" e o título na versão em inglês de "The Algarve from the Sea – Albufeira . Silves . Lagoa", este guia tem a particularidade de mostrar o Algarve a partir do mar, salientando as belezas naturais da linha de costa compreendida entre a Ribeira de Quarteira e Ferragudo.
Com um capítulo dedicado a cada praia, onde são apresentados apontamentos históricos do local, a origem do topónimo, aspectos geológicos e caracterização da praia, o guia contém 57 artigos de praias, que fazem referência às 92 praias que compõem esta linha de costa.
Contém ainda um capítulo especial dedicado a Monchique, por essa zona serrana marcar a paisagem algarvia vista do mar, bem como artigos dedicados à fauna e flora desta região, tudo ilustrado por 352 imagens, na esmagadora maioria inéditas.
Composto por 144 páginas, o "Guia das Praias do Algarve – Albufeira . Silves . Lagoa" será apresentado, nas suas versões em português e inglês, no próximo dia 21 de Junho, pelas 18:30 horas, na Marina de Albufeira. Se as condições do mar o permitirem, a apresentação decorrerá no mar, ao largo da cidade de Albufeira, ao pôr-do-sol, a bordo das emblemáticas embarcações da Algarexperience.
O guia deverá ser traduzido brevemente para francês, alemão e castelhano, "contribuindo para a criação de um novo nicho de mercado no turismo algarvio, ligado às actividades marítimo turísticas, através da comercialização dos guias nos países de origem dos turistas que visitam o Algarve."