Sociedade

Paróquias de Tavira comemoram Dia Mundial da Fotografia e os 500 anos da cidade

Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia 2020 e os 500 anos da cidade de Tavira, a Associação A|NAFA – Associação e Núcleo de Fotógrafos do Algarve, com a colaboração da ARTgilão TAVIRA/Paróquias de Tavira e da Misericórdia de Tavira, realiza uma homenagem a Joseph Niépce (pai da Fotografia, que em 1826 conseguiu produzir o primeiro exemplo de uma imagem permanente ainda existente).

PUB
Segundo nota das Paróquias de Tavira, a homenagem consistirá na realização de três exposições e um passeio fotográfico, no dia 5 de setembro.
 
O programa prevê o passeio fotográfico "Tavira com História", dinamizado pelos fotógrafos A|NAFA), pelas 10h00, a inauguração da exposição "Desde mi Ventana"- na Sede da A|NAFA pelas 15h00, inauguração da mostra "Tavira por un Agujero" - na Igreja de São Paulo pelas 16h00, com trabalhos dos fotógrafos João Ribeiro e José Ramirez, que recorrem a uma técnica específica da fotografia, o "pinhole", e a inauguração da exposição "Arte Fotográfica Contemporânea" na Igreja da Misericórdia pelas 17h00, com trabalhos de Alberto Buzón Tirado, Cláudia Perdigão, Luis Jurado, Urgélia Santos, José Ramiréz e João Ribeiro. Finalmente pelas 17h30 haverá um miniconcerto com Mário Pousada & Vicky Vega no Jardim da Igreja da Misericórdia.
 
Segundo a mesma fonte, a iniciativa procura dinamizar alguns dos espaços culturais da cidade, nomeadamente as Igrejas que integram o projeto "Cartão Igrejas" que associam a ARTgilão TAVIRA/Paróquias de Tavira e da Misericórdia de Tavira. Este cartão, criado em 2019, tem como objetivo facilitar a circulação de turistas e a sua visita a estes espaços, tendo acesso a quatro das mais importantes Igrejas da cidade: Igreja de Santa Maria (que encerra uma coleção de Arte sacra, inaugurada em 2019), Igreja da Misericórdia (com um conjunto de painéis de azulejo com as Obras de Misericórdia), a Igreja de S. Paulo e a Igreja de Santiago.
 
«O estabelecimento de parcerias e sinergias é de grande importância sempre, mas mais ainda num momento em que vivemos as consequências da pandemia provocada pela COVID-19», afirma o padre Miguel Neto, responsável pela ARTgilão TAVIRA e Pároco das Paróquias de Tavira  e conclui: «Esperamos que muitos turistas possam participar nestas iniciativas, bem como os tavirenses, para que possamos promover a nossa Cidade de Fé».