Após obras de requalificação, o Parque Infantil de Altura foi inaugurado na quinta-feira e, segundo o Município de Castro Marim, representa um investimento de 230 mil euros. Na inauguração estiveram dezenas de crianças do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Castro Marim e da Associação Cegonha Branca.
Regista o município que, «foi uma obra com um processo conturbado e que decorreu após uma inspeção ao parque infantil anterior, embora tivesse sido objeto de intervenção de manutenção, que não foi validado pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica».
A intervenção teve como objetivos «garantir a acessibilidade a todos, a aplicação de materiais duradouros e de fácil manutenção, o reforço da arborização, o melhoramento das condições bioclimáticas do local, a criação de áreas ensombradas para promover o uso todo o ano, a colocação de áreas verdes de baixa manutenção e a preservação da já existente, a aplicação de novos equipamentos e mobiliário urbano e garantir um espaço multigeracional», destaca nota enviada às redações.
As oliveiras presentes no local, foram alvo de manutenção e integradas no novo desenho do espaço, além de ter sido reforçada a área com a plantação de espécies maioritariamente autóctones e de baixa manutenção como o abrunheiro-dos-jardins, o cipreste, o plátano e espécies arbustivas. Os espaços verdes foram dotados de sistemas de rega completamente automatizados, regista a publicação.