O evento reuniu mais de meio milhar de atletas, provenientes de 24 clubes algarvios, com a presença de equipas (convidadas) como o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica. "Ao longo do dia, atletas de todos os escalões — dos Sub10 aos veteranos com mais de 75 anos — transformaram o Parque Urbano do Parchal numa verdadeira festa do atletismo regional", sublinha a autarquia de Lagoa em nota de imprensa.
A competição serviu também como um teste ao circuito que, nas próximas semanas e meses, será o epicentro do corta-mato em Portugal e na Europa. O Parque Urbano do Parchal acolherá, nos dias 22 e 23 de novembro, o Campeonato Nacional de Corta-Mato, e a 14 de dezembro, o Campeonato da Europa de Corta-Mato.
Destaque ainda para a Associação Académica da Bela Vista, representante do concelho de Lagoa, que contou com mais de 70 atletas em prova, alcançando títulos regionais através de Luana Valente e Lara Roque, campeãs dos respetivos escalões.
O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, admitiu que "Lagoa afirma-se, mais uma vez, como um território de excelência para a prática desportiva. O Parque Urbano do Parchal é um espaço moderno e de lazer, mas também pensado para acolher grandes eventos, e a realização do Campeonato da Europa de Corta-Mato será um marco histórico para o concelho e para toda a região. Este é o resultado do trabalho conjunto entre o município, as associações e as federações, que acreditam no potencial de Lagoa como capital do atletismo em 2025."
Organizado pela Associação de Atletismo do Algarve, o Campeonato Regional de Corta-Mato teve o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.
Os resultados completos do Campeonato Regional de Corta-Mato podem ser consultados aqui.