Desporto

Partida da 2.ª etapa da 47.ª Volta ao Algarve traz ciclistas de topo a Sagres

 
A 47.ª Volta ao Algarve vai para a estrada de 5 e 9 de maio, com o Município de Vila do Bispo a associar-se mais uma vez à Volta ao Algarve, evento desportivo organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

A partida da 2.ª etapa inicia-se em Sagres no dia 6, pelas 12h30, no Parque de Estacionamento da Fortaleza, e termina no ponto mais alto do Algarve, na Fóia, Monchique, uma viagem onde os ciclistas terão que percorrer 182,8 quilómetros.
 
A prova de categoria ProSeries disputada por 175 corredores em cinco etapas ao longo de 775,8 quilómetros, conta com sete WorldTeams, sendo que três ocupam o top cinco do ranking mundial. São elas a Deceuninck Quick-Step, a INEOS Grenadiers e a UAE Team Emirates. Em competição estarão ainda a número seis do ranking, a alemã Bora-hansgrohe, a AG2R Citroën Team, a Groupama-FDJ e a Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux.
 
Para além das equipas que integram o escalão mais elevado do ciclismo, a Volta ao Algarve vai ter presentes oito conjuntos ProTeam. As espanholas Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA, Equipo Kern Pharma e Euskaltel-Euskadi, as francesas Delko e Team Arkéa-Samsic, a belga Bingoal Pauwels Sauces WB e ainda a americana Rally Cycling.
 
Para fechar o lote de equipas participantes estão as nove continentais do país, Antarte-Feirense, Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, Efapel, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-LA Sport, Louletano-Loulé Concelho, Rádio Popular-Boavista, Tavfer-Measindot-Mortágua e a W52-FC Porto.
 
A equipa continental Hagens Berman Axeon, que lançou os jovens talentos portugueses João Almeida, Rúben Guerreiro e os gémeos Ivo e Rui Oliveira também estará no Algarve com os dois portugueses que dela fazem parte, Diogo Barbosa e Pedro Andrade.
 
A equipa Bora-hansgrohe traz o alemão Pascal Ackermann, que conta com 30 vitórias na carreira e ocupa o lugar 28 do ranking mundial. Já a Deceuninck-Quick Step vem com um conjunto dedicado ao sprint, com Fabio Jakobsen, Davide Ballerini, Shane Archbold e Sam Bennett, o sprinter que mais venceu neste início de época e que soma 54 vitórias na carreira.