No passado mês de junho, o partido LIVRE, elegeu os seus candidatos a deputados nas próximas eleições legislativas, de outubro, pelo círculo eleitoral de Faro.
Segundo avança comunicado do partido, o processo que decorreu por via eletrónica, elegeu Ana Sofia Dias Marcelino, 20 anos, estudante universitária, natural de Albufeira, como cabeça de lista do LIVRE pelo círculo eleitoral de Faro, seguida por David Marques, 51 anos, professor, residente em Silves.
O LIVRE concorre, pela primeira vez, sem coligação e tem como principal objetivo melhorar o resultado eleitoral obtido nas últimas eleições legislativas.
Ana Marcelino encontra-se atualmente a frequentar a licenciatura de Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e tem um passado ligado ao associativismo, tendo pertencido ao núcleo de estudantes desta Faculdade.
Integrou ainda o projeto “FE UAlg Junior Consulting”, inicialmente como membro do Departamento de Marketing e posteriormente ascendeu a Diretora do mesmo departamento. Este projeto é uma iniciativa integralmente composta por estudantes e que tem como finalidade a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura.
David Marques, 51 anos, natural de Lisboa, reside há mais de duas décadas em Silves.
Designer de formação, é atualmente professor de Artes Visuais no ensino secundário. Lecionou em vários concelhos do Algarve: Aljezur, Albufeira, Faro, Lagoa, Monchique e Silves. Foi um dos fundadores e diretor do jornal concelhio de Silves, O Grés. Colaborou com diversas associações de carácter desportivo e cultural e neste momento faz parte dos corpos diretivos do Silves Futebol Clube, pertence aos órgãos sociais da associação de desenvolvimento local Viver Serra e é dirigente do Sindicato de Professores da Zona Sul.
Apoiante do LIVRE desde a sua apresentação, membro desde 2014, faz parte do Núcleo Territorial do LIVRE/Algarve.
O partido apresenta-se a estas eleições com o lema “Libertar o Futuro - Uma sociedade justa num planeta saudável” e pretende chegar junto dos eleitores do Algarve, "apresentando um conjunto de soluções e ideias que reflita os seus ideais", lê-se no mesmo comunicado.
Durante os meses de agosto e setembro, o Núcleo Territorial do LIVRE/Algarve realiza um conjunto de iniciativas de promoção através das suas redes sociais e na rua, com vista a dar a conhecer o seu programa eleitoral e as suas propostas.