Sociedade

Passeio pedestre revive tradição da matança do porco na Cortelha

Depois do passeio pedestre de Outono, a Associação de Amigos da Cortelha organiza agora um outro passeio, desta vez com a matança do porco como tema principal.

PUB
 
Conforme explica nota de imprensa sobre o evento, a matança do porco, para muitos, é uma tradição que já não faz parte das suas vidas. Aliás, haverá certamente quem não saiba sequer o que é ou tenha alguma vez participado numa atividade como esta, principalmente se estivermos a falar das gerações mais jovens. No entanto, a verdade é que esta foi uma prática muito comum há décadas atrás e era, inclusive, a forma de subsistência de muitos. Para recordar, reviver ou ensinar, a Associação de Amigos da Cortelha organiza o passeio pedestre da Matança do Porco, que decorre no próximo dia 14 de janeiro. 
 
Ao longo do percurso de cerca de 10 quilómetros, será possível observar algumas das rotinas associadas a esta atividade, que mais do que o ritual da “matança” constituía sobretudo um momento de convívio social entre famílias e amigos. A serra algarvia será o cenário ideal para este passeio, permitindo não só conhecer mais sobre esta tradição, mas também apreciar a natureza e os elementos mais representativos desta região, como o moinho, a igreja, as fontes e o casario tradicional.
 
A concentração está marcada para as 08h30 na Cortelha, sendo que o passeio se deverá iniciar às 09h30.
 
Para depois está previsto um lanche convívio, que deverá decorrer às 13h00. A inscrição tem o valor de 8€ para não sócios e de 5€ para sócios, sendo gratuito para as crianças com menos de 12 anos. Para se inscrever, deverá enviar um email para [email protected] ou telefonar para 918550180/965029758.
 
Esta atividade conta com o apoio da Junta de Freguesia de Salir e da Câmara Municipal de Loulé.