No próximo domingo, dia 24, a liberdade celebra-se passo a passo em busca de vestígios de “São Brás Medieval” num percurso pedestre temático sob orientação do Professor Luis Filipe Oliveira, da Universidade do Algarve, integrado no Ciclo de Passeios Natureza 2016 “Pegadas no Tempo”.
O Adro da Igreja Matriz, em pleno coração do centro histórico de São Brás de Alportel é o ponto de partida, pelas 09h30, desta expedição ao passado por terras de São Brás. Afastado do litoral e já muito próximo dos pastos da serra, o núcleo urbano são-brasense desenvolveu-se num cruzamento de duas vias, sob a proteção de São Brás, um mártir associado à cura das doenças do gado e aos cuidados com a lã.
Do passado medieval da vila pouco consta, como ocorre em regra com os povoados rurais, mais afastados dos centros políticos e culturais. Contudo, ao longo deste passeio histórico pretende-se abordar algumas das características desta época e alguns potenciais vestígios materiais e imateriais.
Esta iniciativa gratuita, organizada pela Câmara Municipal, carece de inscrição prévia junto do Gabinete do Munícipe, através do Tel. 289 840 019 ou e-mail
[email protected]