No passado dia 11 de março, decorreram na Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, as eleições para o Secretariado Regional das Misericórdias de Faro, o qual representa a União das Misericórdias no Algarve.
O Secretariado eleito para o mandato de 2017/2019 é presidido por Patrícia Seromenho, Provedora da Misericórdia de Albufeira, contando na sua equipa com Rui Gingeira, Secretário da Misericórdia de Monchique e Armindo Vicente, Provedor da Misericórdia de Vila do Bispo.
O ato eleitoral contou com a presença de quinze Misericórdias do Algarve, tendo a União das Misericórdias Portuguesas sido representada pelo seu Vice-Presidente, Carlos Andrade.
Carlos Andrade é ainda responsável pela articulação do Secretariado Regional com o Órgão Nacional.
De acordo com nota enviada por parte do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, o anterior Secretariado Regional, presidido pelo Ex-Provedor da Misericórdia de Lagos, Eduardo Andrade, «desenvolveu um trabalho relevante na articulação entre as Misericórdias da Região, fomentando um trabalho de parceria entre Instituições, promovendo um trabalho de equipa e de complementaridade de ação».
Esta forma de atuação foi mencionada pela Presidente eleita, Patrícia Seromenho a qual, para além de reconhecer o "excelente" trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, mencionou a sua intenção de continuidade de ação, seguindo a mesma linha estratégica utilizada, unindo as Misericórdias da Região e fazendo-as representar junto da União das Misericórdias, defendendo todas as especificidades inerentes à região.
De realçar que no distrito de Faro existem vinte e três Misericórdias, duas delas sem atividade, tendo sido as mais antigas fundadas em 1498.
Diariamente são mais de nove mil pessoas que recebem o apoio destas instituições, sendo dois mil e trezentos os colaboradores diretos destas Instituições.
O Secretariado Regional agora eleito compromete-se «a dar voz a todas as Misericórdias da Região, num verdadeiro trabalho de equipa em prol de uma ação sempre melhor na ajuda ao próximo».
Algarve Primeiro