Na próxima sexta-feira, dia 12, terá lugar a apresentação pública dos documentários realizados no âmbito do projeto “Documentar São Brás”, no salão da União Desportiva e Recreativa Sambrasense, pelas 18h00.
Este conjunto de documentários guarda "preciosas" marcas da identidade cultural do concelho que ficam registadas para a posteridade.
O projeto “Documentar São Brás de Alportel” nasceu com o objetivo de preservar o património histórico e cultural do concelho através de histórias de vida das gerações mais antigas, onde reina a sabedoria e a experiência, enquanto forte aposta na divulgação e valorização da cultura local.
O quotidiano do moleiro que cuida do moinho no alto dos montes, a arte de trabalhar o duro esparto, o nascer dos tijolos e ladrilhos pela terracota, a riqueza da cortiça que veste a serra e os doces segredos que estão na origem da doçaria tradicional são alguns dos testemunhos descobertos ao longo desta série de documentários.
Para além dos documentários realizados, foi criada uma base de dados de edifícios e locais de interesse e outra destinada a agentes culturais, produtores e artistas locais, para promover e dar a conhecer o concelho e as pessoas que trabalham para preservar a cultura e as memórias locais.
A sessão de apresentação, está integrada no programa de atividades da Residência Criativa “Design & Ofícios 2015”, e a entrada é livre.
O projeto “Documentar São Brás de Alportel” foi realizado pela Algarve Film Commission, contou com o apoio financeiro do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.