É já amanhã que tem início em Portimão a primeira edição do FOrA – Festival da Oralidade do Algarve, que até sábado passará em revista o património oral do Algarve numa série de eventos diversos, entre performances, oficinas, bailes, tertúlias, animação musical e muito mais.
Entre o Jardim 1º de Dezembro, a Casa Manuel Teixeira Gomes e o TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, o FOrA convida o público a circular de sessão em sessão, aprendendo saberes que sobreviveram até aos dias de hoje e que foram comunicados oralmente de geração em geração.
O FOrA começa na noite de quinta-feira na Casa Manuel Teixeira Gomes, a partir das 21h00, com uma introdução ao que é o património oral do Algarve, a que se segue a exibição do documentário “Quem Manda Aqui Sou Eu” de Tiago Pereira (projeto A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria).
Neste primeiro episódio da série “O Povo que ainda canta”, a música popular algarvia tem lugar de destaque, transmitindo os seus sons e as suas vozes através dos tocadores de acordeão, dos mandos, dos trava-línguas, dos bailes, num périplo que conjuga passado e presente, dos ranchos ao folk, do hip hop à música experimental.
À exibição do documentário, segue-se um espaço de conversa subordinado ao tema “Património Oral. Salvaguardando o efémero”, onde se espera procurar respostas para questões como o que é o património oral, quais as suas expressões, como preservar algo tão perecível e mutável, ou o que se tem feito no Algarve em prol da sua salvaguarda.
Estes e outros temas serão abordados por uma mesa de convidados, entre os quais José Ruivinho Brazão (APEOralidade), Margarida Tengarrinha (investigadora), Paulo Pires (programador cultural) e Sofia Matias (A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria).
Todos os eventos são de entrada gratuita, sendo de referir que as inscrições para as oficinas de cestaria e de danças tradicionais são gratuitas e estão abertas até 26 de junho, bastando aos interessados enviar um email com nome e contacto (telefone e/ou email) para um dos seguintes endereços:
[email protected] ou
[email protected].
O FOrA é uma iniciativa da associação Teia D'Impulsos, com a parceria das associações ALVORecer, TIPO – Teatro Infantil de Portimão, APEOralidade - Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade e do projeto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, e com os apoios da Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, Go Portimão, Rádio Costa D'Oiro e Pedras Salgadas.