Sociedade

“Património Cultural Imaterial - o olhar Antropológico” será apresentado em Albufeira

 
O Arquivo Municipal de Albufeira acolhe,no próximo dia 29 de novembro, pelas 14h30, a apresentação do livro “Património Cultural Imaterial - o olhar Antropológico”, de Luís Marques.

 
Com esta abordagem antropológica ao tema, Luís Marques «procura enriquecer o leitor através de uma aproximação aos tempos remotos da humanidade, à diversidade cultural, ao multiétnico mundo não ocidental, ao debate e à ação internacional pré e pós-Convenção para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO, 2003), incluindo a documentação geral mais significativa».
 
Em nota enviada à imprensa, a autarquia realça que, com esta obra, o autor procura ainda mostrar os antecedentes histórico-culturais e a repercussão político-institucional deste conceito em Portugal, as expressões culturais imateriais aqui consideradas Património Mundial e as que figuram no Inventário Nacional, sem esquecer também toda a legislação relativa a esta temática produzida no país.
 
Luís Marques é antropólogo e diretor do Curso de Pós-Graduação em Património Cultural Imaterial, bem como Presidente da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
 
Na mesma nota lê-se que, «o conceituado investigador dedica a obra, sobretudo, a quem age ou se interessa pelo Património Cultural e, em especial, para quem pretende compreender melhor a sua própria cultura e o Património Cultural Imaterial Português».
 
A apresentação estará a cargo de António Vermelho Corral, antropólogo, diretor da Secção de Antropologia da Sociedade de Geografia de Lisboa, co-fundador da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
 
A entrada é livre.