Sociedade

Paulinho Lêmos e convidados celebram Dia Mundial da Música em Loulé

O Cine-Teatro Louletano assinala o Dia Mundial da Música, esta terça-feira dia 1 de outubro, com uma estreia absoluta, numa encomenda ao prestigiado músico brasileiro Paulinho Lêmos, que irá apresentar no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé, pelas 21h30, o espetáculo inédito “Saudades do Brasil em Portugal”.

PUB
 
Lêmos é acompanhado por um trio na formação instrumental, composto por Adriano Alves “Dinga” no baixo, Vasco Ramalho – professor do Conservatório de Música de Loulé – na marimba e Ricardo Martins na guitarra portuguesa, a que se junta a cantora Natália Boechat, destaca nota do Município.
 
Segundo a mesma fonte, Paulinho Lêmos, residente no Algarve, «foi desafiado a revisitar e reinventar grandes canções portuguesas, associadas a figuras marcantes como Amália Rodrigues, Carlos Paredes, José Afonso, Dulce Pontes, Carlos do Carmo, Francisco José, Simone, entre outras. E desafiou-se Lêmos a convidar músicos com uma forte ligação a Loulé para a formação instrumental a apresentar no Auditório do Solar da Música Nova».
 
Paulinho Lêmos nasceu em Porto Velho, no norte do Brasil, a 18 de novembro de 1957. É compositor, guitarrista e cantor de música popular brasileira. Profissionalizou-se ao lado de artistas como Fátima Guedes, Rosinha de Valença, Beth Carvalho, Marisa Gata Mansa, Moacyr Luz e Agenor de Oliveira, entre outros. Gravou com Cristina Buarque, Raphael Rabello, João de Aquino, Adriano Giffoni e Clara Sandroni, entre outros. 
 
Radicado em Portugal desde 1988, é membro fundador da Banda Camaleão, com a qual atuou em vários espaços, como Hot Club de Portugal, Centro Cultural de Belém, B-Flat Jazz Club, Speakeasy, Festival de Jazz do Funchal, Jazz Club Vila Moura, B-lesa e outros. Vem trabalhando regularmente em diversos países europeus, como Alemanha, Holanda, França, Áustria e Espanha. Fazem parte da sua discografia os CD Angola Brasil (1995), Camaleão (1996), Space Trio (1997), Necessidade básica (2002), entre outros, e já em 2016 foi editado o CD e Vinil Outra Dimensão. 
 
O espetáculo tem a duração aproximada de 75 minutos, é aconselhado a maiores de seis anos de idade e tem o preço associado por pessoa de 5 € (sem descontos aplicáveis).