Em nota divulgada, a autarquia avança que na sua intervenção, o autarca sublinhou que este novo ciclo assenta numa visão estratégica centrada nas pessoas, na melhoria das condições de vida e na valorização do território, destacando áreas prioritárias como a habitação, saúde, educação, acessibilidades, modernização administrativa e turismo sustentável.
“Renovamos o compromisso de servir com rigor, transparência e humanidade, conscientes dos desafios de um território de interior, mas certos do imenso potencial que Alcoutim tem para crescer e inspirar”, afirmou o autarca.
No documento lê-se que, entre os projetos anunciados para o novo mandato, o edil destacou a construção de novos loteamentos e habitação para fixar famílias e atrair novos residentes; reforços dos serviços de saúde e continuidade das medidas de incentivo à fixação de médicos, como forma de garantir que todos tenham acesso a cuidados de proximidade; a criação do Ensino Profissional no concelho, inicialmente na área da proteção civil, com perspetiva de expansão a outras áreas; a melhoria das acessibilidades internas e execução da ponte Alcoutim–Sanlúcar, investimento em saneamento e abastecimento de água, num total superior a 6 milhões de euros; a valorização do desporto, cultura e associativismo, com programas diversificados e melhoria de infraestruturas; a modernização dos serviços municipais, com aposta na transformação digital e na conectividade em todo o território e a promoção de Alcoutim como destino sustentável, reforçando a identidade, autenticidade e qualidade de vida do concelho.
“Temos potencial humano e natural, temos segurança e autenticidade. Alcoutim tem tudo para ser uma marca de sucesso e é nesse caminho que vamos continuar a investir, com criatividade, planeamento e sentido de comunidade”, reforçou o presidente.
Durante a sessão, foram também empossados os restantes eleitos para os órgãos autárquicos. A "nova" Câmara Municipal é composta por Paulo Jorge Cavaco Paulino (PS), Carlos Augusto Caimoto Amaral Ludovico (PSD), Rosa Maria Gomes da Palma (PS), José d’Assunção Pereira Galrito (PS) e Mário Miguel Palma Henriques (PSD).
Na Assembleia Municipal, António Matias (PS) foi reconduzido como presidente, sendo eleito com António Costa Amorim (PS) e Isabel Campos (PS) como 1.º e 2.º secretários, respetivamente.
Pelas Juntas de Freguesia foram empossados: Jorge Alexandre Mestre Palma (UF Alcoutim e Pereiro), José Manuel Pereira Afonso (Giões), Jaime Manuel Pereira Cardeira (Martim Longo) e Perpétua Marta Teixeira Martins (Vaqueiros).