Foi hoje votado em sessão plenária da Assembleia da República mais um Projeto de Resolução do PCP, “Pela abolição das portagens na Via do Infante”, o qual foi chumbado por PS, PSD e CDS, confirmam os comunistas em comunicado.
Para o PCP "os deputados do PS eleitos pelo Algarve votaram favoravelmente, sabendo de antemão que os demais deputados do Grupo Parlamentar do PS a chumbariam"
Uma postura que no entender do PCP, "não apaga as responsabilidades do PS, incluindo os deputados deste partido eleitos pelo Algarve, pela introdução e manutenção das portagens na Via do Infante".
A Assembleia da República também votou projetos de resolução do PSD e do CDS.
O PSD propõe uma suspensão parcial das portagens até à conclusão das obras de requalificação da EN 125, mas apenas em situações muito pontuais, quando se verificarem encerramentos ou estrangulamentos significativos de tráfego em troços da EN 125.
O CDS responde ao problema das portagens com uma proposta de redução de 15 cêntimos. Alguém que percorra os 133 quilómetros da Via do Infante deve – de acordo com o CDS – pagar menos 10 cêntimos num pórtico e menos 5 cêntimos noutro.
Propostas que para o PCP, significam "profunda demagogia e o mais descarado oportunismo, com o objetivo de branquear as suas responsabilidades".
Recorde-se que agosto de 2016, o Governo reduziu em 15% as portagens na Via do Infante, o PCP diz que acompanhou esta medida, entendendo-a como um passo intermédio para a abolição das portagens, "sendo necessário dar o passo seguinte: abolir as portagens".
Algarve Primeiro