O PCP deu a conhecer hoje em nota de imprensa que em março de 2015, deu entrada na Assembleia da República uma Petição, pela "manutenção da Ambulância de Emergência do INEM em Alcantarilha", promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, tendo sido subscrita por 3.475 cidadãos.
Esta petição rejeita a intenção do Governo, expressa há um ano, ainda não consumada, de retirar a ambulância de emergência do INEM de Alcantarilha, a qual presta assistência nos concelhos de Silves, Albufeira e Lagoa e intervém ainda na EN 125, na Via do Infante e na A2.
O PCP esclarece que no dia 13 de maio, os peticionários, entregaram mais 850 assinaturas, pelo que a petição, passando a recolher mais de 4.000 assinaturas, deveria obrigatoriamente ser discutida em sessão plenária da Assembleia da República.
Contudo, segundo o PCP, na reunião da Comissão Parlamentar de Saúde do dia 20 de maio, o PSD e CDS, "recusaram a aceitação das assinaturas adicionais, impedindo a discussão desta petição em sessão plenária".
No entender dos comunistas, "com esta atitude, o PSD e o CDS, além de revelarem um profundo desrespeito pelo direito de petição de mais de quatro mil algarvios, tentam dar cobertura à tentativa do Governo de retirar a ambulância do INEM de Alcantarilha, conclusão confirmada pelo facto de, já após a reunião da Comissão Parlamentar de Saúde, o Governo, em resposta a um pedido de esclarecimento da Assembleia da República, ter informado que, apesar de não haver ainda uma decisão, estava a ser estudada uma eventual nova localização para a ambulância de Alcantarilha".
O PCP diz rejeitar a atitude do PSD e CDS que, "desrespeitando o direito de petição dos cidadãos, pretendem impedir a discussão na Assembleia da República de matérias relevantes para o Algarve".