Política

PCP critica sucessivos adiamentos de obras na esquadra da PSP de VRSA

Em nota de imprensa, o PCP recorda que, já se passaram 5 anos após a sua visita à esquadra da PSP em Vila Real de Santo António, altura em que o partido “denunciou as condições deploráveis em que o edifício se encontrava”.

PUB
 
O PCP especifica que, deu conta das condições que colocavam em causa a segurança dos profissionais da PSP que aí trabalhavam, assim como dos cidadãos que aí se deslocavam e que, durante estes cinco anos, tem feito diversas tentativas de chamar a atenção do Governo pressionando e exigindo que se concretize a nova Esquadra da PSP de Vila Real de Santo António.
 
No dia 6 de maio de 2019, uma delegação do PCP, integrado o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, voltou a visitar a Esquadra da PSP de Vila Real de Santo António, tendo constatado que a transferência para novas instalações “é mais urgente do que nunca”, devido ao agravamento do estado de degradação do edifício.
 
Mas, de acordo com informação recolhida pelo PCP, o processo está, mais uma vez, atrasado: apenas está concluído o projeto de arquitetura, mas não estão concluídos os projetos de especialidade.
 
Os comunistas classificam como “inaceitável” que sucessivos governos, do PSD/CDS e do PS, adiem e atrasem a mudança da PSP de Vila Real de Santo António para novas instalações, apesar de as atuais instalações serem manifestamente desadequadas e, inclusivamente, colocarem em causa a segurança dos profissionais da PSP que aí trabalham, assim como dos cidadãos que aí se deslocam.
 
Neste sentido, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá, questionou o Ministro da Administração Interna, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:
 
Como justifica o Governo o atraso na conclusão do projeto de execução para instalar a Esquadra da PSP de Vila Real de Santo António no edifício da Antiga Alfândega? Que situações concretas ditaram o incumprimento do prazo de março de 2019, assumido pelo Governo em resposta à pergunta n.º 625/XIII/4ª do PCP?
 
Quando será concluído o projeto de execução?
 
Quando se iniciarão as obras de adaptação do antigo edifício da Alfândega, visando a sua utilização pela PSP? Quando estarão essas obras concluídas?
 
Quando se prevê que a PSP transite para as novas instalações?