O Grupo Parlamentar do PCP requereu ao Ministro da Saúde com caráter de urgência, os estudos que suportam a decisão de entregar a gestão do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul em São Brás de Alportel a operadores privados.
O mesmo Grupo Parlamentar, destaca que há dois anos e meio, depois do fim do contrato de concessão a um grupo privado, o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul passou a ser gerido diretamente pela Administração Regional de Saúde do Algarve, tendo o anterior Governo "imposto uma estratégia de gestão que visava a degradação deliberada da qualidade do serviço com vista à criação de condições para justificar a posterior entrega da gestão a operadores privados".
Entende o PCP que uma unidade de referência como o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul deve ser gerida por entidades públicas e dotada dos recursos humanos, financeiros e materiais adequados à prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade às populações.
No início de dezembro de 2015, o Grupo Parlamentar do PCP lembra que questionou o atual Governo sobre as suas intenções relativamente à gestão do CMFRS, tendo respondido, que “o processo se encontra em avaliação”.
No passado dia 6 de abril, numa audição da Comissão Parlamentar de Saúde, o PCP adianta que Adalberto Campos Fernandes "optou pela gestão privada do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul, estando a preparar o lançamento do respetivo concurso, uma decisão que de acordo com o Governante é suportada por estudos".