Política

PCP diz ser urgente investir na ferrovia Algarvia

 
No final de 2022, o Governo colocou em discussão pública o Plano Ferroviário Nacional - PFN, um documento que compila um conjunto de investimentos, projetos e intenções a executar até 2050, "muitos dos quais já identificados e consensualizados há décadas mas que tardam em sair do papel por falta de vontade política de sucessivos governos do PS, PSD e CDS", considera o PCP em comunicado.

Os comunistas entendem que no caso do Algarve "é preciso que seja feita em primeiro lugar a abordagem sobre os porquês da não concretização dos planos e investimentos anteriormente previstos para que não se caia novamente em promessas vãs".
 
No plano apresentado, o PCP adianta que não é feita qualquer apreciação crítica sobre o Programa Ferrovia 2020, lançado em 2016 e com data marcada de conclusão para 2021 (obra de electrificação da Linha Tunes-Lagos que só arrancou no final de 2022), tendo até ao momento apenas 15% dos investimentos concluídos. 
 
O partido defende que para o Algarve, "é urgente calendarizar, garantir os fundos necessários e sobretudo concretizar um conjunto de investimentos na rede e nos serviços que estão no essencial consensualizados", nomeadamente a concretização das intervenções de modernização e electrificação da linha do Algarve com a existência de material suficiente "em termos de quantidade, qualidade e fiabilidade" que garanta a plena operação de Lagos a Vila Real de Santo António (que continua a exigir mais de 3 horas de viagem). 
 
Novas ligações ferroviárias de forma a assegurar a ligação à Universidade do Algarve e ao Aeroporto de Faro. A concordância em Tunes, também a ligação em alta velocidade, cuja hipótese apresentada no PFN para a ligação Lisboa-Évora-Beja-Faro-Sevilha tendo em vista a sua continuidade para Huelva e Sevilha é uma hipótese válida mas apresentada para um prazo demasiado longo. 
 
Quanto ao Intercidades ir até VRSA, o PCP refere que o PFN considera essa possibilidade mas ignora por completo o tamanho das plataformas ferroviárias (Tavira tem 80 metros); "se não existir um projeto para alterar o tamanho das plataformas das estações, na realidade tal nunca passará do papel". É também defendida a intervenção em infraestruturas nas estações e no reforço da sua guarnição, nos apeadeiros, na retoma do processo de supressão de passagens de nível, "introduzindo melhoramentos há muito reclamados pelos utentes, trabalhadores e populações".
 
Outra questão assinalada, relaciona-se com a reabertura das Estações Ferroviárias, com o PCP a criticar a ausência desta matéria no PFN, "não aborda a necessidade de reversão dessa decisão e reabertura dessas estações – como é o caso de São Marcos da Serra cujas populações há muito lutam por esse objectivo".
 
Finalmente, chama a atenção para a região continuar a ter capacidade de manutenção e reparação, sendo necessário proceder à substituição do atual material circulante por comboios de tração elétrica, colocando-se a questão do destino das oficinas da CP em Vila Real de Santo António e dos seus trabalhadores. 
 
Tendo como horizonte o ano de 2050 (data assumida pelo PFN), o PCP reforça que o País deve mobilizar os recursos necessários por via do Orçamento de Estado, fundos comunitários e outras possibilidades, por estar em causa um investimento, que se estima que ronde os 30 mil milhões de euros e que deve assumir um peso orçamental de 0,5% do PIB, todos os anos, afeto a investimentos na ferrovia.