Política

PCP fala em condições "deploráveis" na Esquadra da PSP de Vila Real de Santo António

 
Em comunicado o PCP adianta que em novembro de 2014, questionou o anterior Governo PSD/CDS que na sua resposta, reconheceu que o edifício apresentava patologias construtivas e anunciou uma intervenção para 2015, intervenção que não chegou a concretizar-se.

 
Em junho de 2016, o PCP colocou esta questão ao novo Governo PS, o qual reconheceu que a Esquadra da PSP de Vila Real de Santo António não apresentava condições adequadas para o desempenho da missão de uma força de segurança e que o seu estado de degradação se tinha agravado nos últimos anos, pelo que a construção de uma nova Esquadra era uma das prioridades identificadas pelo Ministério da Administração Interna.
 
Em novembro de 2017, não havendo qualquer desenvolvimento na resolução deste problema, o PCP informa que voltou a questionar o Governo, o qual informou que iria ser construído um novo Posto da GNR; quando este estivesse concluído, a GNR libertaria o seu edifício atual; este, por sua vez, teria uma intervenção de reabilitação para poder ser usado como Esquadra da PSP.
 
Contudo, não tendo o Governo indicado prazos, nem para a construção do Posto da GNR em Monte Gordo, nem para as obras de reabilitação da nova Esquadra da PSP em Vila Real de Santo António, em dezembro de 2017 e em abril de 2018 o PCP voltou a insistir junto da Tutela. Na sua resposta, o Governo informou que as obras do Posto da GNR seriam concluídas em 2019, mas furtou-se, mais uma vez, a indicar qualquer prazo para a Esquadra da PSP, anuncia comunicado do Grupo Parlamentar.
 
Ainda assim o PCP, confirma que voltou a questionar o Ministro da Administração Interna, no passado dia 8 de novembro, na audição realizada no âmbito do debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2019.
 
A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, em nome do Governo, "informou ter havido uma mudança de planos: a nova Esquadra da PSP já não seria no atual Posto da GNR, mas no antigo edifício da Alfândega de Vila Real de Santo António".
 
Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá, eleito pelo Algarve, questionou o Ministro da Administração Interna, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:
 
O projeto de execução para instalar a Esquadra da PSP no antigo edifício da Alfândega de Vila Real de Santo António já está a ser elaborado? Quando prevê o Governo que seja concluído?
Quando se iniciarão as obras de adaptação do antigo edifício da Alfândega, visando a sua utilização pela PSP?
Quando estarão essas obras concluídas? Quando se prevê que a PSP transite para as novas instalações?
Qual a verba inscrita no Orçamento de Estado para 2019 destinada a essas obras?