Política

PCP fez “Check-up” ao Centro de Saúde de Olhão e apresenta “diagnóstico” à ministra

 
Em comunicado de imprensa, o deputado Paulo Sá, eleito pelo Algarve pelo PCP dá a conhecer o resultado da sua visita ao Centro de Saúde de Olhão e adianta que, já remeteu um conjunto de questões para a ministra da saúde.

 
No que a delegação do PCP conseguiu apurar, existe uma profunda falta de profissionais neste Centro de Saúde, ao ponto de existir um mamógrafo funcional, mas que não está ao serviço por falta de técnico.
 
O PCP faz saber que visitou o Centro de Saúde de Olhão, mais concretamente, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, que inclui as extensões de saúde de Pechão, Fuseta e Moncarapacho, a Unidade de Saúde Familiar Mirante, a USF Âncora e a Unidade de Cuidados na Comunidade Olhar Mais, “tendo-se inteirado dos problemas que afetam esta unidade de saúde, designadamente ao nível dos recursos humanos, das instalações e do parque automóvel”.
 
Tendo em conta os detalhes apurados nessa visita, a delegação do PCP remeteu um conjunto de questões para a Ministra da Saúde.
 
No Centro de Saúde de Olhão, o problema dos utentes sem médico de família (761 utentes, aquando da visita do PCP) já foi resolvido? Em caso negativo, quando será?
 
Quando serão abertos concursos para a contratação dos profissionais de saúde em falta na UCC Olhar Mais (enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas da fala, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas?
 
Quando serão abertos concursos para a contratação de assistentes operacionais na UCSP, na USF Mirante e na USF Âncora?
 
Por que motivo insiste o Ministério da Saúde em recorrer a empresa externas em vez de contratar profissionais de saúde?
 
Como avalia o Ministério da Saúde o facto de no ACES Algarve I – Central haver apenas um técnico de informática para dar assistência a 759 computadores? Quando será este ACES (e os demais ACES do Algarve) dotados de um número adequado de técnicos de informática?
 
Como avalia o Ministério da Saúde o facto de um mamógrafo, novo e funcional, não estar a ser utilizado por falta de um técnico para o operar?
 
Quando começará esse equipamento a ser utilizado?
 
Reconhece o Ministério da Saúde que há problemas nas instalações do Centro de Saúde de Olhão que urge resolver? Quando serão realizadas as obras de manutenção e requalificação?
 
Quando será o Centro de Saúde de Olhão dotado de um parque automóvel adequado às suas necessidades, por forma a garantir que as visitas domiciliárias e outros serviços no exterior possam ser realizados sem as atuais restrições?