Na passada sexta-feira, dia 23 de junho, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou na Assembleia da República um Projeto de Resolução, que recomenda ao Governo que retome o processo de construção da Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar.
Para aquele Grupo Parlamentar a construção de uma ponte entre Alcoutim e a localidade espanhola de Sanlúcar é uma reivindicação antiga das populações de ambas as margens do rio Guadiana, "sendo unanimemente reconhecido que a construção desta infraestrutura teria um impacto importantíssimo na dinamização da economia local e na atração e fixação de novos habitantes, contribuindo, desse modo, para combater o processo de despovoamento e desertificação que afeta Alcoutim e os concelhos limítrofes".
O PCP lembra que tem-se batido pela construção desta infraestrutura. Em fevereiro de 2012, o Grupo Parlamentar do PCP levantou esta questão junto do anterior Governo PSD/CDS, que "manifestou o seu total desinteresse pelo projeto de construção da ponte entre Alcoutim e Sanlúcar, remetendo o seu financiamento para entidades locais e regionais, sabendo perfeitamente que estas não dispunham de capacidade financeira para a concretização deste projeto".
Em julho de 2013, o PCP apresentou na Assembleia da República, um Projeto de Resolução onde recomendava ao Governo a construção da Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar, o qual foi rejeitado pela maioria PSD/CDS de então, mas mereceu os votos favoráveis de PS, PCP, BE e PEV.
Para os comunistas, a nova composição da Assembleia da República, resultante das eleições legislativas de outubro de 2015, abriu assim possibilidade de retomar o processo de construção desta ponte, já que os partidos que anteriormente votaram favoravelmente o Projeto de Resolução do PCP dispõem agora de uma maioria de deputados.
O PCP entende que o Governo deve assumir a responsabilidade pela condução do processo de construção da ponte internacional entre Alcoutim e Sanlúcar, desenvolvendo junto das autoridades espanholas e da Comunidade Autonómica da Andaluzia as necessárias diligências para assegurar o financiamento, a realização dos estudos prévios, o lançamento e a concretização da obra.