Política

PCP “perplexo” com possibilidade de construção de moradias de luxo nas dunas da Praia da Galé Oeste

 
O Partido Comunista Português questionou o Governo sobre a possibilidade de construção de moradias de luxo na Praia da Galé Oeste.

 
Em nota à imprensa, o Grupo Parlamentar do PCP fez saber que, no passado dia 9 de junho, questionou o Ministério do Ambiente sobre a intenção de construir moradias de luxo muito próximo do mar, nas dunas da Praia da Galé Oeste (concelho de Albufeira).
 
Na sua resposta, o Ministério do Ambiente confirma «essa intenção e informa que em 2010 foi solicitada alteração do alvará de loteamento acima identificado, tendo a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., considerado que esta alteração era compatível com o referido plano [Plano de Ordenamento da Orla Costeira Burgau-Vilamoura]».
 
Esta confirmação «é motivo de grande perplexidade, já que o local onde se pretende construir moradias de luxo é uma zona dunar de grande sensibilidade».
 
Tanto assim é que «foram construídas largas centenas de metros de passadiços nessas dunas para prevenir danos ambientais».
 
Nota o PCP que, «é exatamente nessas dunas que agora se pretende construir moradias de luxo». Aparentemente, «o pisoteio das dunas danifica-as, mas construir sobre elas moradias, não!», sublinha o mesmo Grupo Parlamentar.
 
O PCP recupera que, «a propósito desta confirmação, importa relembrar que, para justificar a recente demolição de casas nos núcleos populacionais dos Hangares e do Farol, na ilha da Culatra, o Ministério do Ambiente, invocou, repetidamente, os valores ambientais e a segurança das pessoas». Mas agora, «na Praia da Galé Oeste, perante a construção de moradias de luxo em cima das dunas, a escassos metros do mar, esses critérios já não se aplicam». Estamos, assim, «perante uma situação de dois pesos e duas medidas!» lê-se no mesmo documento.
 
Nesta sequência, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, questionou o Ministro do Ambiente, dirigindo-lhe as seguintes perguntas, como justifica o Ministério do Ambiente que a construção de moradias de luxo nas dunas da Praia da Galé Oeste, a escassos metros do mar não colide com a salvaguarda dos valores ambientais e a segurança das pessoas (critérios invocados, por exemplo, para justificar as demolições nos núcleos populacionais dos Hangares e do Farol, na ilha da Culatra), se o Ministério do Ambiente, confirma que as largas centenas de metros de passadiços construídos na praia da Galé Oeste visando proteger as dunas do pisoteio, se autorizou a construção de moradias em dunas, sensíveis onde as pessoas não as devem pisar e se o Ministério do Ambiente vai rever a sua posição sobre a construção de moradias de luxo nas referidas dunas.