Política

PCP quer mais dignidade para doentes com psoríase no Algarve

 
O PCP assinala que, esta não é a primeira vez que um doente com psoríase se vê vedado de aceder a um medicamento prescrito pelo CHUA e sem que o possa administrar por rutura de stock.

 
Após já ter questionado o ministro da saúde acerca do assunto, em virtude de um caso ocorrido em Portimão, o PCP volta a dirigir-se ao Governo para denunciar mais um caso, também ocorrido no Hospital de Portimão, mas mais recentemente; datado de 11 de Outubro.
 
O Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá, eleito pelo Algarve, e Carla Cruz, questionou o Ministro da Saúde, para saber a razão pela qual, no Hospital de Portimão, aos doentes com psoríase não está a ser dispensado, em tempo útil, o medicamento biotecnológico Cosentyx (secukinumab).
 
O PCP quer saber que medidas concretas estão a ser tomadas após a primeira denúncia efetuada pelo deputado Paulo Sá e quer que o ministro da saúde diga por que motivo o problema persiste, pondo em causa o direito de acesso a cuidados de saúde de doentes com psoríase.
 
Por último, questiona o Governo afim de apurar que  medidas, urgentes, serão tomadas para garantir que, no futuro, esta situação não se volte a repetir.