Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

PCP quer solução para o porto de pesca da Baleeira e remete perguntas à Ministra do Mar

PCP quer solução para o porto de pesca da Baleeira e remete perguntas à Ministra do Mar
Fotos|PCP
Imprimir Partilhar por email
15-06-2019 - 12:23
Em nota de imprensa, o PCP faz saber que remeteu um novo lote de perguntas para a Ministra do Mar com vista a saber em que ponto está a recuperação do Porto da Baleeira.
 
Na mesma nota, os comunistas fazem saber que, há muitos anos que insistem na necessidade de proceder à reabilitação das duas pontes-cais do Porto da Baleeira, as quais, por estarem tão degradadas, não podem ser utilizadas.
 
Em meados de dezembro de 2016, em resposta a um requerimento do Grupo Parlamentar do PCP, o Ministério do Mar divulgou uma lista de intervenções nos portos de pesca do Algarve, que incluíam a reabilitação destas pontes-cais, com um custo previsto de 1,2 milhões de euros e data de conclusão em 2019, no entanto, “esta obra não saiu do papel”, dizem os comunistas.
 
Em vez da prometida reabilitação das pontes-cais, o Governo optou pela construção de um cais flutuante, “o qual não durou sequer um mês”, sublinha também o PCP.
 
Na visita que realizou ao Porto de Pesca da Baleeira, no passado dia 3 de junho, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, constatou que “ainda não foi encontrada uma solução para a zona de arrumos de aprestos, localizada no extremo sudoeste do cais da Docapesca”.
 
 
Volvidos 3 anos desde que o PCP apresentou esta situação, “o problema não está resolvido” e tudo continua na mesma na zona de arrumos de aprestos.
 
Deste modo, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá, questionou a Ministra do Mar, dirigindo-lhe algumas perguntas:
 
Como justifica o Ministério do Mar que o cais flutuante de apoio à pesca do Porto da Baleeira, inaugurada no dia 7 de setembro de 2018, já estivesse inoperacional menos de um mês depois, transformado numa ilha pouco mais do que inútil?
 
Como justifica o Ministério do Mar que, volvidos 9 meses, o cais flutuante não tenha sido reparado? Quando voltará a ficar operacional?
 
Por que motivo não foi sequer iniciada a obra de reabilitação das duas pontes-cais do Porto de Pesca da Baleeira, prometida pelo Governo em dezembro de 2016 e que devia estar concluída em 2019?
 
Quando será iniciada essa obra e quando será concluída?
 
Como justifica o Governo que, três anos depois de o Ministério do Mar ter dito, em resposta a uma pergunta do PCP, que estava a ser procurada uma solução para a zona de arrumos de aprestos do Porto de Pesca da Baleeira, tudo continue na mesma? 
 
Quando será implementada uma solução de organização da zona de arrumos de aprestos?
 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Município de Silves coloca rede em saída de conduta pluvial na vila de Armação de Pêra

Município de Silves coloca rede em saída de conduta pluvial na vila de Armação de Pêra

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Auditório Municipal de Olhão apresenta documentário  sobre cavalo-marinho

Auditório Municipal de Olhão apresenta documentário sobre cavalo-marinho

ver mais
 
Faro com acesso Wi-Fi gratuito no Centro Histórico

Faro com acesso Wi-Fi gratuito no Centro Histórico

ver mais
 
Como Portimão assinala o centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen

Como Portimão assinala o centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio