O Grupo Parlamentar do PCP, refere num comunicado que em outubro de 2011, questionou o Governo sobre a falta de condições no Porto de Pesca de Quarteira.
Na sua resposta, o Governo reconheceu que uma infraestrutura flutuante (Cais 6) se encontrava danificada (e, por isso, interditada a sua utilização) e que a sua reposição ocorreria num futuro próximo, encontrando-se prevista uma verba para esse efeito no PIDDAC de 2012.
Esta terça-feira, uma delegação do PCP visitou o Porto de Pesca de Quarteira, acompanhada pela Direção da Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, tendo verificado que o respectivo cais 6 não só não foi reparado, como foi retirado da água e colocado no parque de estacionamento automóvel.
Na ausência deste cais, as embarcações que supostamente o deviam usar estão agora atracadas no cais de abastecimento de combustível, dificultando as manobras das embarcações que pretendem aceder a este cais.
A Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira já sugeriu a construção de um novo cais, para processamento das artes de pesca, junto à rampa de varadouro, não tendo, contudo, a sua sugestão sido acolhida, refere o mesmo comunicado.
A delegação do PCP diz que constatou que a fixação de alguns passadiços é deficiente (e, num caso, improvisada), que não há extintores e bocas-de-incêndio nos passadiços, que a vedação do Porto está muito deteriorada, e que não existem instalações sanitárias para os pescadores. Relativamente a este último aspeto os Comunistas adiantam que o IPTM chegou a preparar, há cerca de dois anos, um projeto para a construção de instalações sanitárias e uma cantina, mas a obra nunca foi concretizada.
Deste modo o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministério da Agricultura e do Mar sobre os motivos para que o Cais 6, contrariamente ao compromisso assumido anteriormente pelo Governo, não tenha sido reparado; sobre os motivos para o adiamento das obras de construção de instalações sanitárias e de uma cantina para os pescadores; os motivos para que o Governo não tenha acolhido a proposta da Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira de construção de um novo cais para processamento das artes de pesca; e sobre a realização de uma intervenção para fixação adequada dos passadiços, reparação da vedação do Porto e colocação de extintores e bocas-de-incêndio nos passadiços.