Política

PCP questiona Governo sobre continuação de atrasos e supressão de comboios na Linha do Algarve

 
O Grupo Parlamentar do PCP lembra que questionou o Governo por três vezes em 2017, sobre atrasos e supressão de comboios na Linha do Algarve.

 
Nas várias respostas, o Governo em funções, foi reconhecendo “que atrasos e supressões de comboios causam grandes constrangimentos aos utilizadores”, informava estar a promover “os maiores esforços na melhoria de qualidade do serviço prestado”.
 
Volvidos mais de dois anos, os comunistas reportam em comunicado que a Linha do Algarve continua a registar um «elevadíssimo» número de supressão de comboios. De acordo com um levantamento promovido pelo PCP, no último mês de dezembro de 2019, em apenas 3 semanas, foram suprimidos 31 comboios regionais entre Faro e Vila Real de Santo António e entre Faro e Lagos.
 
Para o PCP a ocorrência destas supressões de comboios «não é alheia a um conjunto de problemas na Linha do Algarve, que carecem de resolução urgente».
 
O Grupo Parlamentar do PCP defende que mesmo antes da concretização da eletrificação da Linha do Algarve (cuja conclusão foi anunciada pelo Governo para 2021), «podem e devem ser realizadas outras intervenções visando a prestação aos utentes de um serviço de melhor qualidade, designadamente a melhoria do material circulante, garantindo a sua fiabilidade e maior comodidade para os utentes».
 
Neste âmbito, foram dirigidas ao Ministério das Infraestruturas e Habitação, algumas questões que o PCP quer ver respondidas:
 
1.Confirma o Governo a supressão, na Linha do Algarve, dos comboios regionais acima indicados?
 
2.Quais os motivos, concretos, que levaram a estas supressões (avarias no material circulante, problemas na linha, falta de trabalhadores, ...)?
 
3.Que medidas serão tomadas para evitar a ocorrência destas supressões de comboios, que, tal como o Governo reconhece, causam grandes constrangimentos aos utentes da Linha do Algarve?