No passado dia 27 de outubro, uma delegação do PCP, integrando o deputado eleito pelo Algarve, visitou a Esquadra da PSP de Vila Real de Santo António, constatando que "as instalações se encontram muito degradadas".
Segundo descreve o PCP, o edifício onde se encontra instalada a Esquadra da PSP tem quase um século, não tendo ainda sido sujeito a obras profundas de reabilitação. "As paredes e os tetos do edifício apresentam muitas fissuras e fendas, algumas delas de grande extensão e profundidade; há sérios problemas de infiltrações, apresentando as paredes e tetos extensas manchas de humidade; o estuque das paredes e dos tetos encontra-se danificado, ameaçando ruir; chovendo em algumas divisões do edifício".
O estado de degradação do edifício coloca em causa a segurança dos 58 profissionais da PSP que aí trabalham, adiantam os comunistas, assim como dos cidadãos que ali se deslocam. Recentemente, uma parte do teto de uma casa de banho caiu, não tendo provocado vítimas apenas porque, no momento da ocorrência, a casa de banho não estava a ser utilizada, destaca o PCP.
Assim, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministro da Administração Interna sobre a sua intenção proceder a obras profundas de reabilitação do edifício da Esquadra da PSP de Vila Real de Santo António e sobre a data de início e de conclusão dessas obras.