Política

PCP questiona governo sobre "despedimento de trabalhadores do SUCH no Hospital de Faro"

 
O Grupo Parlamentar do PCP diz ter tomado conhecimento de uma denúncia do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve de que, o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), entidade pública tutelada pela Ministério da Saúde que detém a concessão do serviço de alimentação nas unidades do Serviço Nacional de Saúde na região do Algarve, «está a despedir trabalhadores nomeadamente no serviço de alimentação do Hospital de Faro, alguns a prestar serviço naquela unidade hospitalar há vários anos».

O partido acrescenta com base na mesma denúncia, que algumas das trabalhadoras da chamada distribuição personalizada, estão a ser confrontadas com comunicações do SUCH de que «irão cessar os seus contratos».
 
O Grupo Parlamentar do PCP descreve em nota enviada à comunicação social, que «as trabalhadoras em causa, com vínculos de trabalho precários, são essenciais ao funcionamento do serviço, pois fazem a distribuição das refeições aos doentes e, ainda mais, numa altura em que o país atravessa um momento em que se exige a máxima mobilização no combate à pandemia».
 
O PCP diz que os serviços de alimentação «que já se encontravam em grandes dificuldades devido ao número insuficiente de trabalhadores, poderão estar comprometidos com uma redução ainda maior do número de funcionários». Dada a situação, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o governo, por intermédio do Ministério da Saúde sobre os seguintes pontos:
 
1- Que conhecimento tem o Governo de a empresa SUCH proceder a despedimentos nos serviços de alimentação das unidades do Serviço Nacional de Saúde da região do Algarve?
 
2- Que medidas pensa o Governo tomar para impedir estes despedimentos e integrar os respetivos trabalhadores nos quadros da empresa?
 
3- Como avalia o Governo que, perante as exigências acrescidas colocadas pela pandemia, designadamente no plano sanitário, se avance para a redução de trabalhadores quando aquilo que se exigia seria o reforço do número de trabalhadores e dos seus direitos?
 
4- Tem o Governo conhecimento de outras situações de despedimento de trabalhadores por parte da SUCH noutras unidades do SNS além da região do Algarve?