Política

PCP questiona Ministra da Cultura sobre obras em atraso na Fortaleza de Sagres

Em maio de 2017, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou a Fortaleza de Sagres tendo reunido com o Coordenador deste Monumento Nacional.

PUB
 
Na sequência dessa visita, o Grupo Parlamentar do PCP diz ter questionado o Ministério da Cultura sobre a requalificação e valorização da Fortaleza de Sagres.
 
Em resposta o Ministério da Cultura informou que «está em curso a empreitada de requalificação do Corpo A da Fortaleza de Sagres, para instalação do Centro Expositivo Multimédia dos Descobrimentos Portugueses [...]. Estima-se que toda a execução física e financeira da empreitada em curso possa estar concluída em agosto de 2017, por forma a poder dar início às obras de instalação da museografia (ambientes, comunicação, montagem de peças), prevendo-se que o Centro possa abrir ao público em 2018».
 
Os comunistas reforçam em comunicado que os prazos assumidos pelo Ministério da Cultura não foram cumpridos. "A empreitada de requalificação do Corpo A da Fortaleza de Sagres foi concluída com atraso e as obras de instalação do Centro Expositivo Multimédia dos Descobrimentos Portugueses ainda nem sequer se iniciaram", assinalam.
 
De acordo com informação recolhida pelo PCP, o projeto para o Centro Expositivo está pronto, aguardando-se autorização da tutela para o lançamento do concurso público para a sua concretização, sendo pouco provável que este Centro possa abrir ao público ainda em 2019 (quando estava previsto que isso acontecesse em 2018).
 
Entende o PCP "que o investimento público - neste caso numa obra de valorização de um importante monumento nacional – não pode ser sistematicamente sacrificado".
 
Assim, o mesmo Grupo Parlamentar, por intermédio do deputado Paulo Sá, questionou a Ministra da Cultura, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:
 
Como justifica o Governo o atraso, substancial, das obras de instalação do Centro Expositivo Multimédia dos Descobrimentos Portugueses da Fortaleza de Sagres?
 
Que medidas serão adotadas para garantir a célere abertura ao público do Centro Expositivo Multimédia dos Descobrimentos Portugueses? Quando se concretizará essa abertura ao público?
 
Que medidas estão a ser ou serão adotadas para garantir o atempado reforço de recursos humanos alocados à Fortaleza de Sagres?