Política

PCP questiona ministra da Saúde sobre falha do sistema informático no Centro de Saúde de Vila do Bispo

 
O Centro de Saúde de Vila do Bispo está confrontado com dificuldades no seu regular funcionamento desde o dia 2 de dezembro, altura em que, devido a um problema no sistema informático, impossibilitou o acesso, pelos profissionais de saúde, ao registo clínico dos utentes, com consultas canceladas ou adiadas.

Segundo comunicado do PCP, «esta situação não é exclusiva neste centro de saúde, sendo também repetida noutras extensões de saúde do concelho».
 
O Grupo Parlamentar do partido diz ter recebido informações de que o problema informático está por resolver por falta de uma componente de hardware que necessita de ser adquirida no estrangeiro, desconhecendo-se até à data, se já foram tomadas medidas para responder à situação que ainda permanece. Para os comunistas, «é inaceitável e incompreensível que, passados quase quatro meses desde que o problema surgiu, não tenha sido possível a sua resolução, tanto mais que se trata de uma situação reincidente, tendo a mesma ocorrido em novembro de 2019».
 
No mesmo comunicado, o PCP regista a reabertura da extensão de saúde de Sagres em plena situação pandémica, previamente encerrada para obras, «representando uma importante garantia das condições de acesso à saúde para a população dessa freguesia, evitando a centralização deste serviço de saúde na sede do Centro de Saúde de Vila do Bispo». Por outro lado, os comunistas referem ainda que, relativamente à extensão de saúde de Budens, o serviço é efetuado numa sala da junta de freguesia «em condições que, manifestamente não são adequadas para a prestação de cuidados de saúde, nem para o trabalho dos profissionais».
 
Deste modo, o Grupo Parlamentar solicitou ao Governo que, por intermédio do Ministério da Saúde, preste os seguintes esclarecimentos:
 
1- Que conhecimento tem o Governo sobre a inoperabilidade do sistema informático no Centro de Saúde de Vila do Bispo?
 
2- Que razões justificam que, um problema já ocorrido em 2019 tenha voltado a acontecer e se encontre por resolver há cerca de quatro meses, ainda não tenha sido solucionado?
 
3- Que medidas vai o Governo tomar para que o problema informático seja urgentemente resolvido?
 
4- Considerando que o acesso aos sistemas informáticos é absolutamente necessário para garantir a concretização do plano de vacinação contra a Covid.19, pode o Governo garantir que o mesmo não está comprometido pela persistência do problema informático no Centro de Saúde de Vila do Bispo?
 
5- Quanto à extensão de saúde de Budens que não apresenta condições adequadas para a prestação de cuidados de saúde, a ocorrerem na sala da junta de freguesia, para quando a solução que assegure as condições adequadas?