Política

PCP questiona Ministro do Ambiente acerca de dificuldades no RIAS

 
Em nota de imprensa, o Deputado Paulo Sá, eleito pelo Algarve, faz saber que remeteu um conjunto de questões para o ministério do ambiente de forma a tentar apurar como é que o Governo vai ajudar o Centro RIAS, situado no Parque Natural da Ria Formosa em Olhão.

 
A delegação do PCP especifica que, a ausência de qualquer financiamento por parte do ICNF, e a consequente dependência dos donativos de diversas entidades (empresas, autarquias e particulares), cria constrangimentos ao funcionamento do RIAS e ameaça a sua atividade futura (caso se verifique uma diminuição dos donativos, em particular do Aeroporto de Faro, que assegura cerca de metade do orçamento do RIAS).
 
Neste sentido, o deputado Paulo Sá fez chegar um conjunto de questões à tutela com vista a saber se o Governo reconhece que o RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens enfrenta dificuldades financeiras, que criam constrangimentos ao seu funcionamento e ameaçam a sua atividade futura.
 
No mesmo lote de perguntas, o PCP quer saber como justifica o Governo a ausência de qualquer financiamento ao RIAS por parte do ICNF, tendo em conta que este centro desempenha um papel de relevo na conservação de animais selvagens.
 
A última questão visa apurar se o Governo equaciona a possibilidade de o Parque Natural da Ria Formosa assumir novamente a gestão do RIAS – como acontecia até 2009 –, integrando os seus trabalhadores nos quadros do ICNF.