No passado dia 6 de julho, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou a creche e o jardim-de-infância da Associação Desportiva e Recreativa da Quinta de São Pedro, tendo reunido com a sua Direção.
A Associação Desportiva e Recreativa da Quinta de São Pedro, fundada em 1989, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, localizada na Mexilhoeira da Carregação no concelho de Lagoa.
Segundo nota do PCP, "esta Associação possui uma creche que é frequentada por 58 crianças, até aos 3 anos de idade. Contudo, o protocolo com a Segurança Social abrange apenas 30 crianças".
Há já vários anos que a Associação Desportiva e Recreativa da Quinta de São Pedro vem solicitando à Segurança Social, "sem sucesso", a revisão deste protocolo de forma a abranger a totalidade das crianças que frequentam a creche.
Tendo em conta que no concelho de Lagoa não há creches públicas, a recusa de alargamento da abrangência do protocolo com a Associação Desportiva e Recreativa da Quinta de São Pedro traduz-se na transferência para as famílias dos encargos com a frequência da creche, destacam os comunistas.
O PCP defende a criação de uma rede pública de apoio à infância que garanta a igualdade de acesso, com equipamentos de qualidade, a preços acessíveis e socialmente justos, planeada de acordo com as necessidades populacionais e regionais.
O Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social sobre a intenção do Governo de alargar a abrangência do protocolo com a Associação Desportiva e Recreativa da Quinta de São Pedro para a totalidade das crianças que frequentam a creche desta Associação.