Política

PCP «solidário com a luta dos trabalhadores da Algar»

 
O PCP saúda a luta dos trabalhadores da Algar - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos SA, empresa responsável pela recolha e tratamento de resíduos no Algarve cuja greve ocorrida nos dias 7 e 8 de setembro teve «uma importante adesão e um forte impacto nos serviços».

A greve convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN), contou também com concentrações que tiveram lugar nas portarias das instalações da empresa e que juntaram dezenas de trabalhadores.
 
Em comunicado, o PCP sublinha que também marcou presença «solidária nestes locais». Na mesma publicação, o partido lembra que, no centro das reivindicações dos trabalhadores esteve a ausência de resposta da administração da empresa (pertencente ao grupo económico EGF) face às exigências de aumento dos salários e subsídios de refeição em 2020, à atribuição (criação) de subsídio de risco, à reposição dos valores do trabalho suplementar pagos em 2012, à fixação de salário igual para todos os motoristas da empresa e outras categorias profissionais, à criação de uma tabela salarial que permita a progressão na sua carreira (categoria) profissional e à progressão (requalificação) dos trabalhadores de acordo com o trabalho efetivamente desempenhado.
 
Para os comunistas, perante a degradação da situação económica e social no Algarve «aquilo que se impõe é a valorização dos salários e dos direitos dos trabalhadores, por forma a aumentar o poder de compra e dinamizar a economia regional e nacional», concluiu.