Política

PCP “volta à carga” sobre incêndio de Monchique

Foto:Marques Valentim
Foto:Marques Valentim  
Em comunicado de imprensa, o PCP faz saber que voltou a questionar o Ministério do Ambiente acerca dos danos causados pelo incêndio de Agosto do ano passado.

 
Na mesma nota, os comunistas recordam a pergunta enviada ao Governo em setembro do ano passado e mostram “que o Governo ainda não se dignou responder, em claro desrespeito pela sua obrigação legal e constitucional de prestar esclarecimentos à Assembleia da República e revelando desprezo pelas vítimas do incêndio da Serra de Monchique que perderam as suas habitações no incêndio do passado mês de agosto”.
 
O PCP faz saber que, o deputado Paulo Sá deslocou-se à freguesia de Alferce (concelho de Monchique) para avaliar a implementação no terreno das medidas de apoio às vítimas do incêndio, tendo reunido com o Presidente da Junta.
 
Nessa visita, a delegação do PCP “pôde constatar que não há quaisquer obras de reconstrução de habitações a decorrer”.
 
No mesmo comunicado, o PCP mostra a sua indignação face aos cinco meses passados sobre o incêndio da Serra de Monchique e, “aqueles que perderam as suas casas continuam à espera dos apoios para a reconstrução prometidos pelo Governo, vivendo, muitos deles, em condições precárias e até indignas”.
 
Com base nesses dados, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio dos deputados Paulo Sá e João Dias, questionou o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:
 
Como justifica o Governo que, cinco meses após o incêndio da Serra de Monchique, as obras de recuperação de habitações ardidas ainda nem sequer tenham sido iniciadas? Que circunstâncias concretas ditaram este inaceitável atraso no início e conclusão dessas obras?
 
Como avalia o Governo as condições em que vivem as vítimas do incêndio que perderam as suas habitações? Que medidas têm sido tomadas para melhorar essas condições?
 
Que medidas, urgentes, serão tomadas pelo Governo para acelerar o processo de recuperação das habitações que arderam no incêndio da Serra de Monchique? Quando terão início essas obras? Quando prevê o Governo que todas essas obras estejam concluídas?