Política

PCP volta a questionar ministro da cultura sobre Castelo de Paderne

 
O PCP diz em nota de imprensa que, na sequência das questões que remeteu ao ministro da cultura a propósito do Castelo de Paderne, “apenas obteve alguns esclarecimentos”, situação que fez o partido voltar a questionar o governante.

 
Dá nota o mesmo documento que, “em finais do passado mês de julho, após uma visita ao Castelo de Paderne, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministro da Cultura sobre a preservação do Castelo de Paderne, a realização de escavações arqueológicas e a melhoria das condições de receção dos visitantes”.
 
Em finais de agosto, “o Ministério da Cultura respondeu à pergunta do Grupo Parlamentar do PCP, mas limitou-se a prestar esclarecimentos sobre os montantes, nacionais e comunitários, destinados ao financiamento de um projeto, em curso, de conservação e restauro da taipa almóada da torre albarrã e do alçado nascente da muralha”.
 
O PCP adianta que, “o Ministro da Cultura não respondeu a uma única pergunta colocada pelo Grupo Parlamentar do PCP, designadamente sobre a continuação das escavações arqueológicas, no Castelo e na colina onde este se situa, sobre a necessidade de melhorar os acessos e organizar o espaço envolvente do Castelo de Paderne, construir um centro de acolhimento e interpretação, melhorar a sinalética de orientação e conteúdo ao longo do percurso da visita, garantir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida e garantir a segurança do património, e ainda sobre os recursos humanos e financeiros adicionais que serão disponibilizados à Direção Regional de Cultura do Algarve para a concretização destas intervenções”.
 
Assim o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, questionou novamente o Ministro da Cultura, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:
 
Reconhece o Ministério da Cultura que é necessário completar as escavações arqueológicas no Castelo de Paderne, alargando-as à colina onde este se situa, de forma a revelar, em toda a sua plenitude, o valioso património existente neste local?
 
Reconhece o Ministério da Cultura que é necessário melhorar os acessos e organizar o espaço envolvente do Castelo de Paderne, construir um centro de acolhimento e interpretação, melhorar a sinalética de orientação e conteúdo ao longo do percurso da visita, garantir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida e garantir a segurança do património, deste modo criando condições para que os visitantes possam fruir plenamente este monumento?
 
Que recursos humanos e financeiros adicionais serão disponibilizados à Direção Regional de Cultura do Algarve para a concretização destas intervenções? Quando serão concretizadas?