O Museu do Louvre, em Paris, inaugura na próxima sexta feira, dia 17 de outubro, a exposição “Le Maroc Medieval (1053-1465)”. Nesta mostra, que pretende realçar as criações artísticas e cientificas de Marrocos Medieval nos seus diversos domínios, está integrada uma “pia de abluções”, objeto arqueológico proveniente do Museu Municipal de Arqueologia de Silves.
Trata-se de uma peça de acabamento vidrado e decoração estampilhada, com cronologia Almóada (sécs. XII-XIII), proveniente de escavações arqueológicas ocorridas no castelo de Silves sob a direção científica da Prof.ª Doutora Rosa Varela Gomes e com profundos trabalhos de restauro realizados nos serviços de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Silves.
O objeto já foi estudado e publicado pela referida arqueóloga que, todavia, lhe atribui diferente funcionalidade e integra as reservas do Museu Municipal de Arqueologia de Silves.
Pela sua importância, este objeto integra, a exposição “Le Maroc Medieval” onde para além de criações artísticas e cientificas de Marrocos Medieval nos seus diversos domínios serão, também, realçados outros resultados de intervenções arqueológicas antigas e recentes, mostrando peças conservadas em museus internacionais, mesquitas e tesouros das igrejas.
Trata-se de um projeto de investigação, inédito, que permitirá fazer uma nova leitura desta parte do mundo islâmico, essencialmente visto a partir da Andaluzia, reconstituindo a essência da história de Marrocos enquanto criador de impérios.
A exposição segue uma linha cronológica, sendo cada um dos seus períodos históricos pontuados por conjuntos de informação sobre cidades, lugares de poder e capitais históricas. Trata-se de uma espécie de itinerário histórico desde Fez a Sevilha, que percorre Agmat, Marraquexe, Córdova, Tinmal, Rabat, mas também a caminhar desde o Sul do deserto do Sara (franja Norte da Mauritânia atual), ao Norte da Argélia e da Tunísia atuais.
Após a exposição no Museu do Louvre, que termina em meados de janeiro de 2015, a peça proveniente do Museu Municipal de Arqueologia de Silves transitará para o Museu de Arte Contemporânea de Rabat (Marrocos) onde permanecerá em exposição de março a junho do próximo ano.