O início do procedimento para elaboração do Plano de Intervenção em Espaço Rústico do Pego Fundo de Alcoutim foi aprovado em reunião de Câmara.
O projeto prevê a criação de um parque de campismo e de caravanismo bem como um espaço dedicado ao desporto e à recriação a norte da Praia Fluvial de Alcoutim.
De acordo com a edilidade, o sucesso dos últimos anos da praia fluvial de Alcoutim e o turismo ligado às atividades de natureza que se tem vindo a desenvolver no nordeste algarvio serão reforçados com novas áreas de alojamento - integradas em empreendimentos turísticos - nas tipologias de caravanismo e campismo, que se prevê instalar na área do Plano de Intervenção em Espaço Rústico do Pego Fundo de Alcoutim.
Assim num prazo máximo de 18 meses será elaborada a proposta do referido plano, que prevê a valorização das valências naturais e turísticas da zona, o enquadramento paisagístico da área do Pego Fundo e a infraestruturação do espaço, com vista à criação de um parque de campismo, um parque de caravanismo, um espaço para zona desportiva e recreativa e um local de apoio às restantes atividades.
O Plano de Intervenção em Espaço Rústico do Pego Fundo de Alcoutim vai ainda estar sujeito a um procedimento de avaliação ambiental e irá alterar o Plano Diretor Municipal na sua área de intervenção, quer devido à Reserva Ecológica Nacional, quer em termos da Reserva Agrícola Nacional.
Apontados como um dos principais produtos da região pelo Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve, o campismo e o caravanismo são a nova aposta do Município de Alcoutim que assim pretende valorizar e aproveitar o turismo e atividades relacionadas com a natureza.