Sociedade

Peixe gigante recolhe plástico na praia da Manta Rota

 
 
A estrutura, composta por ferro e arame, tem capacidade para cerca de 12 metros cúbicos de plástico, o qual, no final do verão, será encaminhado para reciclagem.

O objetivo passa por contribuir para a redução do lixo no mar e no ambiente, com a praia da Manta Rota a dispor a partir desta sexta-feira, de uma escultura de rede metálica, em formato de peixe, para a deposição de embalagens e garrafas de plástico, informou a Câmara Municipal de Vila Real de Stº António.
 
A peça, que é também uma obra de arte, foi oferecida pelo escultor Carlos de Oliveira Correia ao município, tendo sido instalada no Largo da Manta Rota, junto ao passadiço de acesso à praia.
 
À medida que a estrutura vai sendo enchida, sensibiliza para a problemática do lixo e do plástico de utilização única e para as suas consequências em termos ambientais.
 
A inauguração da escultura contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de VRSA, Conceição Cabrita, do vereador Rui Pires, e do escultor Carlos de Oliveira Correia.
 
Para a autarca, a iniciativa representa «um contributo para a redução do plástico nos oceanos e para a diminuição dos níveis de contaminação, tendo sobretudo uma dimensão ambiental e pedagógica».