Sociedade

Pelo quinto ano consecutivo, Albufeira vai “Aprender a Empreender”

 
O Município de Albufeira divulga que assinou, pelo quinto ano consecutivo, um protocolo de colaboração com a associação Junior Achievement Portugal (JA) com vista a dar continuidade ao programa “Aprender a Empreender”, nos três agrupamentos escolares.

 
Segundo a mesma fonte, o projeto, destinado a crianças e jovens dos 6 aos 30 anos de idade, tem por objetivo desenvolver a capacidade empreendedora, o gosto pelo risco, a criatividade e a inovação na referida faixa etária da população do concelho.
 
A autarquia recorda que, no ano letivo de 2018-2019 participaram no projeto 2 escolas do 1º Ciclo (EB1 Guia e Ferreiras) e 4 escolas do 2º e 3º Ciclo (EB 2,3 Paderne, Guia, D. Martim Fernandes e Ferreiras). O programa integrou 17 sessões de 50 minutos, divididas por 3 temáticas distintas para cada nível de ensino: “A Comunidade” (1º Ciclo), “A Europa e Eu” (2º Ciclo) e “Economia para o Sucesso” (3º Ciclo).
 
No total, a iniciativa envolveu 118 alunos, 6 turmas, 6 professores e 5 voluntários, trabalhadores de diferentes unidades orgânicas do Município de Albufeira. Para este ano a adesão ao programa intensificou-se, estando prevista a participação de 166 alunos: 61 do Agrupamento de Albufeira; 44 do Agrupamento Albufeira Poente e 61 do Agrupamento de Ferreiras.
 
A edilidade realça ainda que, o programa permite aos alunos de vários estabelecimentos de ensino receberem formação determinante para o seu crescimento, no âmbito de uma cultura mais empreendedora, responsável e baseada em princípios éticos. A JA Portugal, entidade responsável pela organização do programa a nível nacional, tem por objetivo “inspirar e preparar crianças e jovens para terem sucesso numa economia global, através de experiências transformadoras com base em três pilares fundamentais: Cidadania e Literacia Financeira, Educação para o Empreendedorismo e Competências para a Empregabilidade”.
 
De salientar que, os alunos estão no centro da estratégia e, a metodologia utilizada baseia-se no aprender fazendo, cometendo erros, no ambiente protegido da escola, com o apoio de voluntários ligados ao mundo do trabalho e de professores, sustenta a mesma fonte, acrescentando que, os mais novos desenvolvem competências na área da liderança, tomada de decisões, resistência ao fracasso, trabalho em equipa, técnicas de apresentação e comunicação oral.