Sociedade

Percurso pedestre mostra riquezas de Vila do Bispo

Já se encontra disponível, no site da Câmara Municipal de Vila do Bispo, o guia do novo percurso pedestre “Pelas Encostas da Raposeira”.

PUB
 
Trata-se de uma rota pedestre, extensão da Via Algarviana, com início na aldeia da Raposeira e que se desenvolve até à costa, passando por diversos pontos de interesse, com uma distância total de 18, 2km. 
 
Existe, também, um percurso mais pequeno, com cerca de 13,7 km.
 
O percurso tem início no largo junto à Igreja Nossa Senhora da Encarnação e passa por sítios como a Praia do Barranco, a Ingrina, o Forte do Zavial e os Menires. Passa ainda pela povoação das Hortas do Tabual para depois terminar no ponto de partida.
 
Assim ao longo do itinerário, os caminhantes poderão contemplar sítios como a povoação da Raposeira, local detentor de uma significativa concentração de monumentos megalíticos, um monumento pré-histórico, com 6500 anos, associável a cultos de índole mágico-religiosa.
 
No Barranco de Benaçoitão poderá observar este local tranquilo, que serviu de refúgio a antigos guerrilheiros apoiantes da causa do Rei D. Miguel (1802-1866), a partir do ano de 1834, data de implantação do regime liberal em Portugal. 
 
Na localidade das Hortas do Tabual pode admirar esta aldeia rural, cuja origem se desconhece, contudo existem notícias da sua existência na primeira metade do século XVIII. 
 
Este percurso, que tem uma duração média de 4 a 5 horas, nasceu de mais uma colaboração entre a autarquia e a Via Algarviana/Almargem e está devidamente homologado pelas entidades competentes.