Na próxima quarta-feira, 16 de junho, a partir das 10h30, na Biblioteca Municipal de Faro, será apresentado um estudo sobre as características e a importância da cultura do abacate na região, realizado pela consultora Agro.Ges, numa iniciativa da Algfuturo.
Para a associação, esta apresentação será um “tira teimas” para as questões que têm sido apontadas à produção do abacate no Algarve, desde a quantidade de água necessária aos efeitos sobre os solos, passando pelos temas da biodiversidade e emissões de gases com efeito de estufa.
Em cima da mesa vai estar também a capacidade desta produção de gerar emprego, o contributo para a economia e as estratégias de mitigação de potenciais impactos da cultura. Neste encontro será apresentada a marca criada especialmente para distinguir a qualidade dos abacates produzidos no Algarve, acrescenta a Algfuturo em comunicado.
Presentes na sessão vão estar, entre outros, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o Prof. Francisco Avillez, da Agro.Ges e reputado especialista em Economia e Política Agrícola, Ana Soeiro, que desenvolveu o sistema de identificação e valorização dos produtos tradicionais portugueses em Portugal e junto da Comissão Europeia, o Prof. Amílcar Duarte da UALG, João Bento (Presidente da Madrefruta) e José Vitorino, presidente da AlgFuturo.