A Pista Internacional de Crosse das Açoteias voltou a ganhar vida no último domingo, com a disputa do 43.º Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor.
A manhã começou com o 18.º Corta Mato Jovem das Areias de São João, que integra o Campeonato Regional de Corta Mato, e que todos os anos antecede o Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, com mais de meio milhar de atletas de todas as idades, incluindo os escalões de formação.
Os quenianos Davis Kiplangat, em representação do Sporting CP, e Lydia Lagat venceram as provas masculina e feminina do Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor. Davis Kiplangat, segundo classificado na edição de 2019, esteve sempre na dianteira, cortando a meta com um segundo de diferença do seu compatriota Richard Yator. Em terceiro lugar ficou o eritreu Yemane Haileselassie, que na última volta passou o benfiquista Rui Pinto, que terminou em quarto lugar.
No lado feminino, a vitória foi para a queniana Lydia Lagat, seguida de Rahel Daniel, da Eritreia. A sportinguista Salomé Rocha foi a terceira classificada, enquanto a colega de equipa, Catarina Ribeiro, ficou em quarto lugar.
Na parte da tarde disputou-se o 30.º Corta Mato do Desporto Adaptado, que contou com a participação de uma centena de atletas, numa prova que todos os anos integra o calendário do Crosse das Amendoeiras em Flor, com o objetivo de promover a inclusão social por via do desporto.
O Crosse das Amendoeiras em Flor é uma prova organizada pela Associação de Atletismo do Algarve e conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, Região de Turismo do Algarve e IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, cujos representantes marcaram presença no evento.