Divididas em sete painéis, ao longo dos dois dias terão lugar comunicações de investigadores e especialistas, versando sobre áreas como política e obras públicas, justiça e arte militar, arquitetura e mobiliário urbano, assistência social e economia, alimentação e arte da cerâmica ou personalidades e percursos profissionais, informa nota do Município.
Um dos destaques dos trabalhos vai para o painel dedicado a personalidades louletanas que se distinguiram pelo seu percurso profissional, nomeadamente Duarte Pacheco, o ministro das Obras Públicas do Estado Novo, Maria José Estanco, a primeira arquiteta portuguesa, Laura Ayres, médica e investigadora, especialista em saúde pública, e Maria Aliete Galhoz, poetisa, ensaísta e investigadora literária.
Outro dos momentos altos do evento, será o lançamento das Atas do VII Encontro de História de Loulé, a ter lugar pelas 16h30, ainda antes da sessão de encerramento no sábado.
O encontro inclui visitas culturais aos Banhos Islâmicos de Loulé e Casa Senhorial dos Barreto, Igreja Matriz de São Clemente, Estação Arqueológica do Cerro da Vila - Vilamoura (o transporte será assegurado pela Câmara Municipal de Loulé) e percurso “Expansão urbana de Loulé entre o período islâmico e o séc. XX”.
Os interessados em assistir às comunicações poderão inscrever-se em: https://tinyurl.com/ehloule. Para participar nas visitas culturais as inscrições deverão ser feitas em: https://tinyurl.com/ehloule-visitasculturais.
O Encontro de História de Loulé, promovido pelo Arquivo Municipal de Loulé - professor Joaquim Romero Magalhães, tem por objetivo divulgar estudos académicos sobre a história local, abrangendo vários períodos, dando a conhecer ao público factos, momentos, pessoas que fizeram o passado do território.