Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
Pessoas alegres e positivas vivem mais e melhor
Imprimir Partilhar por email
07-03-2017 - 11:11
É sabido que a forma como se encara a vida e as situações do quotidiano é muito importante para encontrar soluções e alternativas, mas um estudo recente vai mais longe.
 
Tendo por base os resultados de um trabalho de investigação publicado recentemente, a pessoa positiva tende a viver mais, a resistir melhor e a proteger-se das adversidades. 
 
É como se conseguisse “afastar” as cargas negativas das situações e ter mais saúde e bem estar através das alternativas que produz.
 
Há fatores genéticos que contribuem para essa condição, tal como há linhas de orientação que facilitam a tarefa, é tudo uma questão de querer!
 
O estudo publicado no American Journal of Epidemiology, analisou dados de 70 mil mulheres, entre 2004 e 2012 e percebeu a importância de adotar uma postura proativa perante a vida. Estas mulheres, mostraram que encaram a realidade e, a partir desse facto, procuram alternativas.
 
São otimistas e realistas; não fogem das situações, mas encaram-nas de frente e com determinação.
 
O estudo foi realizado com mulheres, mas naturalmente que se estende ao sexo masculino, já que são muitas as provas de que, uma atitude positiva não só aumenta a longevidade, como a forma como os homens se cuidam e vivem de forma mais alegre e descontraída. 
 
É pois um mito dizer que, as mulheres são mais felizes, otimistas e que vivem melhor que os homens. É uma questão de mudança de mentalidade e de os homens aprenderem a olhar mais para si e por si!
 
As mulheres envolvidas no estudo permitiram dar a conhecer que o otimismo reduz as possibilidades de morrer de cancro, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, doenças respiratórias ou infeção. A comparação foi feita entre mulheres mais e menos otimistas.
 
A postura positiva face à vida tem ainda a vantagem de reduzir ou tornar menos prováveis, os sintomas de doença. Tem o poder de assegurar uma recuperação e reduzir as recaídas, tudo porque se quer avançar, se quer recuperar e viver!
 
Os investigadores acreditam que, o otimismo fortalece o sistema imunitário, mas tem de ser realista, “não um faz de conta que se é otimista!”
 
E, há características que facilmente distinguem umas pessoas das outras. A otimista é naturalmente mais confiante em relação à doença o que parece que lhe retira “o peso” e a importância. Estas pessoas cuidam melhor de si e valorizam muito aquilo de que gostam, logo ganham força para estar atentas e a capacidade para reagirem às adversidades.
 
Os resultados publicados no American Journal of Epidemiology mostram, ainda, que os otimistas não ficam só à espera de que as coisas boas aconteçam, mas fazem por isso. "As investigações mostram que são mais proativos na prevenção da doença. Fazem por ter saúde, ou seja, fazem exercício físico, têm uma alimentação mais cuidada.”
 
Uma pessoa que gosta de si e da vida, luta pelo seu bem estar aos mais variados níveis. Começa logo pelas pessoas com quem convive, pelas escolhas que faz e pelos sentimentos que desenvolve em função das situações. Estas pessoas consideram um ganho importante prevenir a doença e viver a vida em pleno, o que as fortalece.
 
Os otimistas esperam bons resultados, que algo de bom aconteça e vivem nesse sentido com uma luta orientada.
 
"Há pessoas tendencialmente otimistas e outras que querem aprender “essa forma de estar na vida.”
 
Algarve Primeiro
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Saiba aquilo que prejudica (e muito) um relacionamento



-

Perdemos demasiado tempo com a vida dos outros e pouco com a nossa



-

A importância de saber respeitar a vontade do outro



-

Quem não pensa não consegue ser feliz



-

O que precisa de saber sobre a adolescência



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Já conhece o cartaz da 38ª Concentração de Motos de Faro?

Já conhece o cartaz da 38ª Concentração de Motos de Faro?

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ricardo Teodósio garante nos Açores novo pódio no Campeonato de Portugal de Ralis

Ricardo Teodósio garante nos Açores novo pódio no Campeonato de Portugal de Ralis

ver mais
 
Associativismo debatido em Lagos conclui que "pessoas vivem voltadas para si mesmas e não para a sociedade"

Associativismo debatido em Lagos conclui que "pessoas vivem voltadas para si mesmas e não para a sociedade"

ver mais
 
Karaté:Torneio Solidário Município de Olhão abre inscrições para atletas com deficiência motora

Karaté:Torneio Solidário Município de Olhão abre inscrições para atletas com deficiência motora

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio