Sociedade

Pessoas com demência já têm gabinete de apoio em Lagoa

 
O Município de Lagoa inaugurou ontem, o gabinete de apoio para pessoas com demência, ao abrigo de um protocolo recentemente celebrado entre o município e a Alzheimer Portugal.

Em comunicado, a autarquia informa que, o referido gabinete começa a funcionar esta semana com atendimentos presenciais, todas as quintas-feiras, mediante marcação prévia, efetuada através do contato 282 380 429, que deverá ser efetuada entre as 09h00 e as 17h30, durante os dias úteis. A edilidade acrescenta que, poderão ocorrer atendimentos noutros dias da semana, sempre que se verifiquem situações de emergência. 
 
O gabinete vai funcionar com o apoio financeiro e logístico do município e o trabalho operacional a ser efetuado por técnicos formados pela Alzheimer Portugal, através do recém-criado núcleo do Algarve da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer.
 
Esta iniciativa pretende dar apoio técnico às pessoas com demência e a todos os que, direta ou indiretamente, convivem com estas, sejam cuidadores, familiares, amigos ou profissionais, além de consciencializar a população de Lagoa para esta temática, cada vez mais relevante do ponto de vista social e de saúde pública.
 
“A inauguração deste gabinete reflete bem a preocupação do Município de Lagoa em colocar as pessoas sempre em primeiro lugar, bem como as suas necessidades. Reforça, igualmente, o compromisso assumido pelo município, de não deixar nenhum Lagoense para trás”, afirmou, Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.